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Batom Agridoce

Batom Agridoce

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25
Jan16

'Bora lá comer sementes?

JP

Não, não sou passarinho para andar a comer sementes.

Sementes não têm gosto. Não alimentam.

Será mesmo assim?

 

Não!

E o post de hoje vem precisamente para vos mostrar a utilidade das sementinhas que andam por aí.

Vamos provar?

 

ABÓBORA

abobora.JPG

Quem não tem uma familiar ou vizinha que planta e oferece umas abóboras de vez enquando? E quantas vezes aproveitamos as suas sementes?

Pois é... as sementes de abóbora são ricas em magnésio, zinco e Omega-3 de origem vegetal. Por essa razão são óptimas para um lanche depois do ginásio já que têm propriedades anti-inflamatórias.

 

CÂNHAMO

canhamo.jpe

Vá, não se riam! Eu sei que o cânhamo é a semente da planta da marijuana, mas é só isso. Ao contrário da planta, a semente não contém THC (tetrahidro-cannabinol), por isso descansem que não vão ver monstros cor de rosa a voar pela casa fora!

O cânhamo possui proteínas, cálcio, fósforo, ferro e as vitaminas A,C,D, E e B, por isso o consumo destas sementes pode ajudar os problemas digestivos, insónias, depressão, ansiedade, dores musculares, dor de cabeça e hipotiroidismo. Querem melhor?

 

PAPOILA

papoila.jpg

As papoilas são aquelas flores que mal começa a primavera começam logo a aparecer por esses campos sem sequer serem semeadas. São bonitas mas também parecem frágeis. Já as suas sementes são ricas em proteínas e fibras. Graças às suas propriedades relaxantes, podem ser usadas para combater estados de stress e ansiedade.

 

LINHAÇA

linhaca.jpg

Estas amiguinhas aqui são das melhores para manter a linha! Possuem alto teor de fibras, Omega-3, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Para além de ajudarem a controlar o peso, contribuem para a diminuição de colestrol e aumento de imunidade.

Há ainda estudos que defendem que a linhaça é super importante na luta contra o cancro, sobretudo no cancro do colón e da mama, devido à alta concentração de lignanas que inibem o crescimento do tumor.

 

CHIA

chia.jpg

 As sementes de chia contêm uma grande quantidade de fibras, proteínas e omega 3 que ajudam no bom funcionamento dos intestinos. Além disso possuem cálcio, magnésio, fibras, omega 3 e antioxidantes.

A chia tem o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água, o que faz dela uma das sementes mais saciantes.

 

GIRASSOL

girassol.jpg

As sementes de girassol são mais umas daquelas bem completas. Possuem alto teor de vitamina B, são rica em gorduras poli-insaturadas (ômegas 3 e 6) e também contêm vitaminas E e A. São fontes de cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

São óptimas para a preservar o bom funcionamento cerebral, controlar o peso e atenuar os sintomas da menopausa.

 

Como vêm as sementinhas podem ser as nossas melhores amigas, desde que ingeridas em doses ligeiras sem exageros.

Na maioria das vezes, podem ser utilizadas em lanches, saladas e sumos detox.

 

E agora, quem ficou com vontade de ir ao supermercado e abastecer a dispensa com estas amiguinhas?

(espero que este post tenha sido util e vos traga a motivação necessária para uma alimentação saudável)

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